Alcaraz persegue um feito raro em Roland Garros para se juntar a clube restrito

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 17, 2022
Créditos: Bruno Alencastro/Bola Amarela

Muito se fala das hipóteses de Carlos Alcaraz conquistar Roland Garros. Para a generalidade das casas de apostas, o jovem espanhol de 19 anos já é considerado o principal favorito a vencer o Grand Slam francês, enquanto Novak Djokovic e Rafael Nadal surgem bem perto. Trata-se de uma possível conquista de enormes dimensões, mas que requer algo muito especial: é que Alcaraz tem de se juntar a um clube restrito para fazer história na terra batida parisiense.

É que contam-se apenas sete homens que conquistaram torneios do Grand Slam antes de cumprirem o 20.º aniversário. Boris Becker foi quem deu mais nas vistas neste sentido, ao brilhar em Wimbledon em 1985 e 1986, com 17 e 18 anos respetivamente. Foram esses os dois Majors que arrecadou enquanto teenager, antes de Michael Chang vencer o seu único Grand Slam quando tinha 17 anos: foi em Roland Garros’1989. Já Pete Sampras venceu o US Open de 1990 com 19 anos.

Antes disso, Stefan Edberg venceu o Australian Open com 19 anos, em 1985, enquanto Mats Wilander arrebatou Roland Garros em 1982, quanto tinha apenas 17 anos. Quanto a Björn Borg, o sueco venceu em Paris, em 1974 e 1975, com 18 e 19 anos, respetivamente

Mais recentemente, o único da geração atual que logrou alcançar este feito foi mesmo Rafael Nadal. O espanhol riscou esse objetivo ao conquistar o seu primeiro Roland Garros em 2005, num torneio durante o qual fez 19 anos. Em jeito de comparação, Novak Djokovic venceu o seu primeiro Major com 20 anos, ao passo que Roger Federer celebrou a este nível pela primeira vez com 22 anos.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.