BJK Cup arranca no Jamor com vitória de Inês Murta

Por José Morgado - Abril 10, 2023
FOTO: Sara Falcão

O ténis… não para. Menos de 24 horas depois do final do Millennium Estoril Open, o ténis de alto nível prossegue esta segunda-feira em território português, desta feita com o Grupo II da Zona Europa/África da Billie Jean King Cup, a maior prova de seleções femininas de ténis do Mundo. Maria Sakkari e Anett Kontaveit são as estrelas maiores a pisar os courts do complexo de ténis do Jamor por estes dias, mas quem brilhou no início da jornada no Centralito foi Inês Murta, que deu vantagem a Portugal no confronto diante de Israel, a contar para a primeira jornada da Pool A.

A algarvia de Vila Real de Santo António, número 682 do ranking mundial, exibiu-se a um nível alto, derrotando no primeiro encontro de singulares diante das israelitas a Shavit Kimchi (517.ª), por 6-1 e 6-2, em 1h25 de um duelo que controlou desde início, impondo a sua superior intensidade e profundidade de bola.

Francisca Jorge (303.ª) tentará fechar o triunfo luso diante da número um da congénere israelita, Lina Glushko (268.ª).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt