Cirstea sorri para os quartos-de-final de um Grand Slam 14 anos depois

Por José Morgado - Setembro 3, 2023

Sorana Cirstea viveu este domingo, aos 33 anos, um dos momentos mais especiais da sua carreira profissional, ao qualificar-se para os quartos-de-final do US Open pela primeira vez, naquela que é a sua 15.ª participação no torneio norte-americano. A tenista romena, a jogar o seu 59.º Grand Slam, está nos ‘quartos’ de um Major pela segunda vez, primeira desde Roland Garros em 2009, o que constitui o segundo intervalo temporal mais longo da história entre ‘quartos’, apenas superado por Mirjana Lucic Baroni (18 anos).

Nos oitavos-de-final, Cirstea, 30.ª WTA, derrotou a suíça Belinda Bencic, 13.ª, por 6-3 e 6-3, num encontro que dominou por completo e até poderia ter vencido mais facilmente, pois foi quebrada nas duas primeiras vezes em que serviu para fechar cada um dos sets. A romena apresentou-se a muito bom nível e a campeã olímpica passou completamente ao lado da ocasião.

Na terça-feira, dia em que são disputados os quartos-de-final desta metade do quadro, Cirstea tem encontro marcado com a checa Karolina Muchova, número 10 WTA e vice-campeã de Roland Garros. A checa lidera o confronto direto por 3-1, mas este ano os dois duelos entre as duas terminaram com uma vitória para cada lado.

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt