Eslovénia surpreende e checas batem a campeã Suíça no primeiro dia de BJK Cup

Por José Morgado - Novembro 7, 2023
Eslovénia-BJK

A Eslovénia (Grupo B) e a República Checa (Grupo A) foram esta terça-feira as primeiras vencedoras da semana na edição de 2023 das Billie Jean King Cup Finals, que este ano se jogam em Sevilha, numa estrutura montada dentro do Estádio Olímpico, que no início do século também recebeu a final… da Taça Davis.

As eslovenas abriram o dia com uma grande vitória frente à Austrália, vice-campeãs em 2022, com um triunfo resolvido nos duelos de singulares, com a ajuda das jovens Kaja Juvan e Tamara Zidansek. Mesmo sem Ellen Pérez, ainda em viagem, as australianas venceram o par, mas terão agora de ganhar à outra equipa do grupo, o Cazaquistão, para ainda alimentarem as esperanças de apuramento.

No duelo da tarde, a República Checa, mesmo a atuar com uma equipa B (Karolina Muchova e Petra Kvitova não vieram e Marketa Vondrosuova ficou no banco nesta primeira jornada), Maria Bouzkova e Linda Noskova ‘deram conta do recado’ antes das múltiplas campeã de Grand Slams Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova, recém-aterradas de Sevilhas vindas de Cancún, terem selado o triunfo diante das campeãs em título, sem grandes chances de repetir o sucesso uma vez que não contaram com Belinda Bencic (grávida).

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt