Ex-campeã Azarenka arrasa Pegula e volta às ‘meias’ na Austrália 10 anos depois

Por José Morgado - Janeiro 24, 2023

Victoria Azarenka, ex-líder do ranking mundial e campeã do Australian Open em 2012 e 2013, fez andar esta terça-feira os anos para trás para protagonizar uma das suas melhores exibições dos últimos anos e qualificar-se para as meias-finais do primeiro Grand Slam da temporada, as suas primeiras na competição desde que venceu em Melbourne pela última vez… há 10 anos!

Nos quartos-de-final, a bielorrussa de 33 anos surpreendeu a favorita Jessica Pegula, número três do Mundo e uma das jogadoras em melhor forma esta temporada, por 6-4 e 6-1, com uma exibição incrível e que contrastou com um dia menos inspirado da norte-americana, que voltou a não conseguir quebrar a barreira psicológica dos ‘quartos’ em Majors.

A bielorrussa apresentou uma intensidade a fazer lembrar outros tempos e até poderia ter vencido mais facilmente, se no primeiro set não tivesse desperdiçado 8 dos 10 pontos de break de que dispôs e ainda sido quebrada quando serviu para fechar o parcial, a 5-3. Pegula foi tentando, mas passou completamente ao lado da ocasião.

Azarenka vai defrontar a cazaque Elena Rybakina nas meias-finais, num encontro entre as únicas campeãs de Grand Slam que ainda sobram. Será o segundo encontro entre ambas e Rybakina venceu o anterior na terceira ronda de Indian Wells 2022.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.