Francisca Jorge entra bem mas cai diante de top 40 no Jamor

Por José Morgado - Abril 18, 2023
francisca-jorge
FOTO: Sara Falcão/FPT

Francisca Jorge, número um portuguesa e 315.ª colocada do ranking WTA, foi derrotada esta terça-feira ao início do dia no Oeiras Ladies Open, um ITF W100 que é o torneio mais importante que a vimaranense de 21 anos já disputou na sua vida.

Na ressaca de uma semana de luxo na Billie Jean King Cup e a competir diante de uma top 40 pela primeira vez, a hexacampeã nacional foi derrotada pela checa Marie Bouzkova, quartofinalista de Wimbledon em 2022 e atual 34.ª WTA, por 6-3 e 6-2, num encontro em que até entrou… muito bem. Kika comandou por 2-0 e 3-2 no primeiro set, mas depois perdeu 10 dos últimos 12 jogos.

Em singulares femininos resiste apenas no quadro feminino a sua irmã, Matilde, que defronta a espanhola Nuria Parrizas Diaz na eliminatória inaugural.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt