Frederico Silva a uma vitória do quadro principal de Wimbledon

Por José Morgado - Junho 23, 2021
silva

Frederico Silva, número 176 do ranking mundial, colocou-se esta quarta-feira a apenas uma vitória de aceder ao quadro principal de Wimbledon pela primeira vez na carreira, depois de em fevereiro deste ano ter competido no seu primeiro quadro principal de Grand Slam, no Australian Open.

O caldense de 26 anos, antigo top 10 mundial de juniores e a competir em relva pela primeira vez este ano, derrotou na segunda ronda do qualifying o egípcio Mohamed Safwat, 172.º ATP, por 7-5 e 6-3, em 1h27, com mais uma exibição de qualidade, à semelhança daquilo que tinha acontecido na véspera.

Na terceira e última ronda do qualifying, que nos homens é jogada à melhor de cinco sets, Kiko vai defrontar o francês Benjamin Bonzi, número 118 ATP, naquele que será o primeiro encontro entre ambos. Bonzi tem competido mais em relva e na semana passada foi semifinalista do Challenger de Nottingham 2.

Caso consiga juntar-se a João Sousa e Pedro Sousa no quadro principal, será a primeira vez na história que três tenistas portugueses jogam o mesmo quadro principal de um Major masculino. Esteve para acontecer no Australian Open 2021, mas João Sousa foi forçado a desistir com covid-19.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt