Nadal: «Ter a oportunidade de jogar ténis é muito mais importante que vencer o 21.º Grand Slam»

Por Nuno Chaves - Janeiro 28, 2022
Foto: EPA

Rafa Nadal qualificou-se para a sua sexta final no Australian Open e, no próximo domingo, vai ter a oportunidade de lutar pelo 21.º Grand Slam da carreira e tornar-se no tenista da história com mais Majors, ultrapassando os eternos rivais Novak DjokovicRoger Federer.

A história está mesmo ao virar da esquina mas o número cinco mundial volta a desvalorizar a situação. “No final do dia, e sendo muito honesto, para mim é muito mais importante ter a oportunidade de jogar ténis do que conquistar o 21.º Grand Slam”, referiu, justificando esta declaração.

“Jogar ténis faz-me muito mais feliz na minha vida geral, estar disponível para fazer aquilo que mais gosto faz-me mais feliz que vencer outro Grand Slam”, reforçou.

Após garantir a final, Nadal não conteve a emoção e muito se deve ao facto de ter estado muito perto… de ter terminado a carreira. “Passei por muitos momentos desafiantes, muitos dias de muito trabalho sem ver uma luz. Mas continuei a trabalhar e a receber muito apoio da minha equipa e da minha família. Tive muitas conversas com eles sobre o que poderia acontecer se as coisas continuassem a ir naquele sentido, pensava que talvez seria uma altura para dizer adeus”.

“Isso não foi há muitos meses. Conseguir estar onde estou hoje… não consigo explicar em palavras o quão importante é para mim em termos de energia, em termos de satisfação pessoal, em termos de agradecer por todo o apoio que recebi dos adeptos e, especialmente, das pessoas que me são próximas”, concluiu.

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.