O pequeno e destemido guerreiro Baez: «Todos são mais altos do que eu!»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 26, 2022
Créditos: Millennium Estoril Open

Sebastian Baez brilhou com uma grande exibição para ultrapassar João Sousa na primeira ronda do Millennium Estoril Open. Segue-se Marin Cilic, um tenista bastante mais alto… mas isso não preocupa o pequeno guerreiro argentino. Numa conversa muito interessante na zona mista, Baez mostrou ainda vontade de seguir as pisadas dos seus compatriotas em Portugal.

ANÁLISE AO ENCONTRO

Senti-me muito bem. Sabia que ia ser um encontro difícil e que o público ia estar no lado dele, mas a verdade é que estive bem, confortável, então consegui uma boa vitória.

TREINOU COM JOÃO SOUSA NA SEXTA-FEIRA

Sim, isto acontece com todos os adversários. Nos dias antes de o sorteio ser feito, calhou-me num dia ser convidado para treinar e nessa mesma noite soube que ia jogar contra ele. Então às vezes é difícil porque podem trazer outro tipo de condimento. Não o conhecia, mas sabia que era um adversário duro e foi muito bom há uns anos, então sabia que era perigoso.

DUELO COM CILIC MUITO MAIS ALTO

Todos são mais altos do que eu! Sou o mais baixo do torneio. Vai ser difícil como todos os encontros, mas vou estar preparado. Tenho confiança e vou preparar-me da melhor maneira. Quando for tempo de pensar na tática faço isso. Agora ainda há que acabar o dia de hoje, a recuperação.

PRIMEIRO TÍTULO ATP?

Espero que o primeiro título seja aqui! Ninguém sabe… Ainda falta muitíssimo, é um caminho longo. Tenho de ir passo a passo e ir ganhando.

SALTO PARA O ATP TOUR DEPOIS DOS CHALLENGERS

São níveis parecidos. Por causa da Covid-19 e o congelamento dos rankings era difícil subir, então todos os torneios ficaram muito mais difíceis, com muito mais nível. Houve um momento onde havia até três jogadores top 100 num Challenger. Era uma maneira de ir preparando o nível seguinte.

ARGENTINOS CAMPEÕES EM PORTUGAL

Del Potro, Nalbandian, Gaudio… São jogadores que foram de outro nível! De outra escala. Fico contente por estar cá e isso deixar-me um pouco mais perto, mas pensar no título é algo que não me passa pela cabeça porque estou muito longe. Ainda só estou na segunda ronda.

QUEM É BAEZ

Baez é um tenista lutador, que tenta fazer o melhor possível… e que não se importa de ser baixo!

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.