Svitolina, Konta e Kerber entram em 2020 com derrota na 1.ª ronda do WTA de Brisbane

Por Tiago Ferraz - Janeiro 6, 2020
kerber-wimbledon

A tenista ucraniana Elina Svitolina abriu a temporada de 2020 com uma derrota clara. A número seis do ranking mundial foi derrotada na primeira ronda do WTA de Brisbane pela norte-americana Danielle Collins com um resultado expressivo de 6-1 e 6-1.

Num encontro de sentido único, Elina Svitolina teve dificuldades para fechar o seu serviço, sofreu dois breaks, nos quarto (3-1) e sexto jogos (5-1) e viu Collins servir para vencer a primeira partida por 6-1.

No segundo set, a tenista ucraniana Elina Svitolina manteve-se pouco inspirada, sofreu três breaks consecutivos, nos terceiro, quinto e sétimo jogos e acabou derrotada com um novo parcial de 6-1.

Na próxima ronda, Danielle Collins vai defrontar a vencedora do duelo entre Donna Vekic e Yulia Putintseva.

Já a tenista britânica Johanna Konta número 12 mundial também entrou em 2020 com o pé esquerdo. A britânica foi derrotada pela checa Barbora Strycova, em três sets, pelos parciais de 2-6, 6-3 e 3-6 e foi eliminada na primeira ronda do WTA de Brisbane.

O encontro começou com um ligeiro ascendente por parte da checa, que fez o break, no quarto jogo e serviu, logo a seguir, para o 4-1.

Até ao final da primeira partida, Barbora Strycova ainda enfrentou dois pontos de break no sétimo jogo, mas conseguiu salvá-los e, no jogo seguinte, no serviço de Johanna Konta, venceu o primeiro parcial com um 6-2 a seu favor.

No segundo set, a tenista britânica ‘acordou’, melhorou muito a eficácia no serviço e, com dois breaks, nos quinto e nono jogos, garantiu o triunfo na segunda partida e obrigou a checa a jogar um set decisivo.

Nessa fase, Johanna Konta esteve desastrada no serviço, sofreu quatro breaks, nos primeiro (1-0), terceiro (2-1), sétimo (5-2) e nono jogos acabou por perder o parcial e o encontro apesar de ainda ter devolvido o break do sétimo jogo (6-3).

Quem também não entrou bem em 2020 foi a tenista alemã Angelique Kerber que terminou 2019 com problemas físicos. A número 20 do ranking WTA foi derrotada, esta segunda-feira, pela veterana australiana Samantha Stosur num encontro muito bem disputado que terminou com o resultado de 7-6(5) e 7-6(4).

No primeiro set o equilíbrio foi uma constante uma vez que as duas tenistas estiveram com pouco acerto no serviço o que resultou em três quebras para cada lado e o parcial só ficou definido num tie-break depois de um empate a seis no final dos 12 jogos: no ‘desempate’, Samantha Stour foi mais feliz e adiantou-se no encontro com um 7-6(4).

Na segunda partida, manteve-se a grande proximidade entre as duas tenistas que venceram todos os jogos de serviço, apesar de Kerber ter enfrentado três pontos de break, e levaram o parcial a um novo tie-break:

Nesta fase, Kerber entrou mal, sofreu o primeiro mini-break bem cedo e voltou a ceder mais um ponto para sair de cena na primeira ronda em Brisbane.

 

  • Categorias:
  • WTA
Tiago Ferraz
Jornalista de formação, apaixonado por literatura, viagens e desporto sem resistir ao jogo e universo dos courts. Iniciou a sua carreira profissional na agência Lusa com uma profícua passagem pela A BolaTV, tendo finalmente alcançado a cadeira que o realiza e entusiasma como redator no Bola Amarela desde abril de 2019. Os sonhos começam quando se agarram as oportunidades.