Wilander rendido a Alcaraz e Sinner: «Vi Nadal, Federer e Djokovic, mas estes jogam ainda melhor»

Por José Morgado - Junho 9, 2025
Sinner-Alcaraz

Mats Wilander, antigo número 1 mundial e um dos grandes nomes da história do ténis, não poupou elogios a Carlos Alcaraz e Jannik Sinner após a final de Roland Garros 2025. O sueco ficou impressionado com a qualidade exibida pelos dois jovens tenistas e comparou-os diretamente aos maiores de sempre.

“Vi Roger Federer e Rafael Nadal jogar grandes finais, e o que Alcaraz e Sinner fizeram hoje aproxima-se muito disso”, afirmou Wilander em declarações à Eurosport. “Na verdade, quando estão no seu melhor, penso que jogam melhor ténis do que Roger, Rafa e Novak. Sei que é um comentário forte, mas é o que sinto.”

Wilander destacou a intensidade, criatividade e inteligência tática dos dois jogadores: “O nível de agressividade, de variedade, de tomada de decisão… é simplesmente inacreditável. Eles fazem coisas com a bola que nunca vimos antes.”

Sobre Jannik Sinner, o sueco foi taxativo: “É um jogador que sabe tudo. Tem força, tem precisão, mas acima de tudo tem inteligência em campo. A maneira como coloca o forehand, como usa as deixas… É um tenista completo e está a jogar a um nível que força todos os outros a subir também.”

Quanto a Carlos Alcaraz, Wilander não poupou nas comparações: “Ele joga como Federer, move-se como Djokovic e tem o coração e a paixão de Nadal. É uma combinação assustadora. Ver este rapaz com apenas 22 anos a controlar o jogo desta forma é algo de especial.”

O antigo campeão acredita que esta rivalidade está apenas a começar, mas já deixa um legado: “Alcaraz e Sinner não estão apenas a ganhar títulos. Estão a mudar a forma como se joga ténis. Esta final foi uma declaração: o futuro chegou.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com